O presidente do nosso Sindicato, Paulo Estausia, representando também a CNTTL (que ele também preside), defendeu a autonomia e liberdade sindical em sua fala nesta terça-feira durante o III Seminário Trabalhista do Transporte Rodoviário de Cargas realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília. Ele participou como debatedor da Mesa “Reforma Sindical”, que abordou os mais diferentes aspectos do sistema de transporte rodoviário no Brasil.
Paulinho avaliou o Seminário: “Foram feitos grandes e importantes debates. Conseguimos destacar alguns pontos divergentes para que nós possamos trabalhar em cima disso e trazer informações para que o Legislativo consiga encaminhar a partir de então.”
Segundo Paulinho, “o Seminário também foi uma oportunidade de trazer a problemática que vivenciamos na prática dos trabalhadores, assim como o setor da classe econômica, e trazer a problemática que eles vivenciam. Foi uma oportunidade de fazer o debate e tentar buscar uma forma de construir um equilíbrio em tudo isso e que as coisas possam caminhar da melhor forma possível para ambos: para nós, que representamos os trabalhadores , para todos os trabalhadores, e também para o setor empresarial. Porque um depende do outro, e é por isso que este tipo de evento é importante e oportuno.”
Prestigiaram o Seminário autoridades do Poder Judiciário, como a juíza do Trabalho da 2ª Região, Thereza Christina Nahas e o procurador Paulo Douglas; dos trabalhadores, entre eles o presidente da CNTTT, Valdir de Souza Pestana, do setor patronal como o presidente da CNT&Logística, Francisco Pelucio. E o gerente de RELAÇÕES Trabalhistas da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Francisco Toledo Melo. A Mesa com o tema “Reforma Sindical” foi presidida pela deputada federal Helena Lima. O diretor do nosso Sindicato e da CNTTL, Adalberto de Souza Carvalho, o Dadá, também participou do Seminário.