O médico urologista Paulo Húngaro Neto, acompanhado do clínico geral e médico do Trabalho Antônio Sérgio Ismael, apresentou palestras nesta sexta-feira (29 / 11 / 2024) para trabalhadores do transporte de Sorocaba e Região sobre a Campanha Novembro Azul de combate e prevenção ao câncer de próstata. A palestra foi realizada no Espaço Cultural dos Rodoviários, unidade integrante do Instituto de Gestão Social e Cidadania (Igesc) da categoria.
“Foi uma aula de Medicina focada na questão da prevenção e combate ao câncer de próstata”, avaliou o presidente do nosso Sindicato, Paulinho do Transporte, ao final das duas palestras, uma pela manhã e outra na parte da tarde.
Paulinho acrescentou: “Isso é fundamental porque as pessoas que desconhecem como fazer o diagnóstico, fazer a prevenção, agora tiveram e tivemos essa oportunidade de ter essa palestra tão detalhada. A partir de agora nós podemos ter mais cautela. E isso pode salvar vidas. É uma prevenção. E além disso nós podemos propagar esse conhecimento para as demais pessoas com as quais convivemos na categoria, nossos familiares, amigos. Propagar o que nós ouvimos hoje, o que nós aprendemos e não esquecemos mais.”
O médico Paulo Húngaro Neto descreveu a doença, os sintomas, os riscos, os cuidados, as formas de tratamento. Ele respondeu a muitas perguntas de um público atento e interessado no tema.
Em uma de suas falas, o médico disse: “Nós temos que aprender muito com as mulheres.” Neste aspecto, ele reconheceu que as mulheres são mais corajosas do que os homens na realização dos exames de saúde preventivos no combate ao câncer e a outras doenças. Por isso, exalta o comportamento delas na busca de prevenção como exemplo a seguir.
Paulinho ainda enfatizou: “Foi uma aula resumida, mas com bastante detalhes, e assim, a partir desse aprendizado, nós podemos orientar outras pessoas a procurar um médico.” E agradeceu aos companheiros e companheiras que participaram das palestras. Além dos trabalhadores e vários diretores e funcionários do Sindicato, também estiveram presentes mulheres como as diretoras Camila Grusca, Daniele Souza e Gisele Santos.