Em congresso realizado no último final de semana, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) aprovou a realização de uma Marcha a Brasília no primeiro semestre do ano que vem, para pressionar pela revogação de medidas que iriam contra os interesses dos trabalhadores. Uma possibilidade é que ela ocorra no dia 1º de maio.
Entre os pontos elencados estão a reversão das reformas trabalhista e previdenciária e da lei que ampliou as possibilidades de terceirização.
A mobilização nacional também se colocará contrariamente à reforma administrativa, que tramita no Congresso e pode aumentar as possibilidades de demissão de servidores públicos.
A CUT decidiu também procurar as demais centrais sindicais e movimentos sociais para ajudarem na organização da Marcha de forma unificada.
O nosso Sindicato teve ativa participação no congresso da CUT com representantes da Diretoria que compuseram os delegados e delegadas presentes. Eles são o presidente Paulinho do Transporte, Elisangela Bergamo, Gisele Santos e Joice Jaqueline.
No congresso, Paulinho manteve conversas com lideranças de grande destaque como o presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, e o deputado federal Guilherme Boulos. Com Boulos, foram conversas produtivas sobre os rumos políticos de Sorocaba, de Sâo Paulo e do Brasil.
Com Sérgio Nobre, Paulinho solicitou a criação da Secretaria de Transporte e Logística dentro da CUT nacional. O pedido foi atendido e a nova Secretaria foi criada durante o congresso. O companheiro Wagner Menezes, diretor da CNTTL, estará à frente desta Secretaria, que terá a atribuição de levar ao Governo Lula as pautas dos trabalhadores dos transportes e de outras categorias, a partir de encaminhamentos das centrais sindicais.
Paulinho também é presidente da CNTTL, Confederação Nacional dos Trabalhadores dos Transportes e Logística; vice-presidente da Seção Mundial de Transporte Rodoviário da ITF, Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte; e vice presidente da FUTAC, Federação Unitária dos Trabalhadores em Transporte, Pesca e Comunicação da América Latina e Caribe.
Elisangela Bergamo também é diretora da CNTTL, e Joice Jaqueline é secretária da Juventude da CUT-SP.
FOTO DA CAPA: DINO SANTOS / CUT