O Conselho Sindical Regional de Sorocaba, em reunião nesta sexta-feira, debateu propostas para sua reorganização , a contribuição assistencial e acidentes de trabalho, entre outros assuntos.
O local do encontro foi a Gerência Regional do Trabalho em Sorocaba.
Durante o debate, o diretor financeiro do nosso Sindicato, o A. Sérgio, apresentou o problema da prática antissindical por parte de algumas empresas que pressionam os seus funcionários a se oporem à contribuição sindical. Outros sindicalistas presentes confirmaram essa situação absurda. O nosso Sindicato também marcou presença na reunião com a participação de vários outros diretores.
A chefe da Seção de Relação do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho, Cornélia Maria Paula Silva, que abriu os debates, lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a constitucionalidade da contribuição assistencial e falta regulamentar a forma de como ela será implantada.
Também participaram do encontro o Gerente Regional do Trabalho e Emprego / Chefe do Setor de Fiscalização, José Urubatan Carvalho Vieira, e o coordenador do Conselho Sindical, Milton Carlos Sanches, o advogado Rodolfo Pimenta Casagrande (da Advocacia Geral da União), Joel Miguel da Silva, coordenador geral de Trabalho do Conselho Sindical, e representantes de outras categorias de trabalhadores.
E para continuar a debater sua reorganização, o Conselho Sindical marcou nova reunião para o dia 8 de novembro de 2023, às 10h.