Funcionários e a Diretoria do nosso Sindicato fizeram nesta segunda-feira (16 / 12 / 2024) um Curso de Formação de Brigada de Emergência com instruções teóricas e práticas sobre proteção contra incêndio.
O curso foi apresentado pelos instrutores técnicos de incêndio Mauricio de Souza, 2° tenente da reserva do Corpo de Bombeiros, e o tenente Eduardo Faria, também do Corpo de Bombeiros.
As aulas foram realizadas com turmas pela manhã e à tarde. Abordaram aspectos como avaliação e conhecimento dos riscos no local de trabalho; inspeção dos equipamentos de combate a incêndio como extintor, hidrantes, rotas de fuga, sistema de alarmes; identificação de eventuais irregularidades a serem corrigidas.
Também foram dadas instruções sobre situações de emergência e os órgãos a serem acionados como o Corpo de Bombeiros (193), Ambulância / SAMU (192) e Polícia Militar (190).
Os instrutores explicaram como funciona o sistema de alarme de situação de emergência. Falaram sobre os elementos que compõem o fogo e as formas de combate a incêndio, mediante o uso dos tipos adequados de extintor e manejo de hidrantes. Na parte prática, os participantes tiveram experiências com o uso de hidrantes e mangueiras com acionamentos de jatos de água.
O prédio da sede do Sindicato tem estrutura com hidrantes em todos os andares, luzes de emergência, sistemas de alarme e reservatório com 12 mil litros de água.
Com este curso, o Sindicato faz a adequação do prédio da sede para atendimento às normas de proteção em locais de grande circulação de pessoas.
O diretor financeiro do Sindicato, A. Sérgio, disse que a Diretoria prioriza a importância tanto da adequação às normas da legislação quanto do treinamento de pessoas. “É de extrema importância as pessoas estarem preparadas para a prevenção contra incêndio”, disse A. Sérgio.