O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, juntamente com a CUT Sorocaba, os Sindicatos dos Metalúrgicos, da Alimentação e do Vestuário, e movimentos sociais e populares, participaram nesta terça-feira (10 / 12 / 2024) dos atos “Sem Anistia” realizados em várias regiões do Brasil. Os atos foram osrganizados pela CUT e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.
Os manifestantes de Sorocaba e Região marcaram presença no ato em São Paulo, na Avenida Paulista, que teve concentração em frente ao MASP e saiu eu marcha pela avenida.
As manifestações exigiram a punição para os que tentaram dar um golpe de Estado, além de planejarem os assassinatos do Presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmim e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
O ato na Paulista começou com garoa, e mesmo assim a participação do público surpreendeu com uma marcha pela avenida que atraiu a atenção do público.
O coordenador da CUT Sorocaba, A. Sérgio, que também é o primeiro diretor tesoureiro do Sindicato dos Rodoviários, enfatizou a importância de o povo ir para as ruas: “Lutar e dizer ‘não vai ter golpe, não vai ter anistia’”. Acrescentou que manifestações como estas levantam as bandeiras da democracia e do Estado de Direito no Brasil.
Além da punição aos golpistas, os manifestantes reivindicaram o fim da escala 6 X 1, com redução da jornada de trabalho sem redução de salários; a taxação dos mais ricos; a garantia de investimentos na saúde e na educação, sem redução de gastos; contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Estupro; pela redução da taxa de juros; contra o genocídio da juventude negra e valorização do salário mínimo e das aposentadorias.