Nesta segunda-feira (25 / 11), um evento que reuniu homens e mulheres no Instituto de Gestão Social e Cidadania (Igesc) de Sorocaba marcou o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher.
O presidente do nosso Sindicato, Paulinho do Transporte, disse que este tema, além da prioridade de atenção direta no debate entre as mulheres, também é de grande interesse dos homens em esclarecimentos e orientações.
A partir de agora se abre programação de 21 dias para levar este debate não só a Sorocaba e ao Brasil, mas também a outras partes do planeta. O Instituto atua em ações sociais, educativas, artísticas, esportivas. A ITF tem atuação em mais de 160 países. O Instituto e o Sindicato integram o Programa Defensora das Mulheres da ITF. Pela manhã, o debate foi com grupo de homens, e à tarde, com grupo de mulheres.
Paulinho, que também é vice-presidente mundial da Seção de Transporte Rodoviário da ITF, disse que o tema abrange o combate à violência, mas também vai além: “O cotidiano, no dia a dia, todas as insinuações que as mulheres vivenciam, tanto no local de trabalho como na questão familiar e da vivência com as demais pessoas.”
Paulinho também anunciou o plano de levar aos trabalhadores e trabalhadoras, nas garagens das empresas, o tema do combate à violência contra a mulher para que um maior número de pessoas na categoria tenha acesso às informações e orientações.
Paulinho lembrou do empenho do Sindicato, do Instituto e da ITF em levar este tema ao Brasil e ao mundo. Tanto que as diretoras do Sindicato Camila Grusca e Elisangela Bergamo, juntamente com a diretora geral do Igesc, Rute Bueno Caires, e o coordenador pedagógico Flávio Melo, têm participado de encontros nacionais e internacionais que priorizam os debates sobre as mulheres nos transportes.
Elisangela, Camila e Rute falaram de experiências e visões de mundo sobre o papel das mulheres na luta contra todo tipo de violência de gênero. Também participaram as diretoras do Sindicato, Daniele Souza e Gisele Santos.
Outras mulheres e homens também interagiram com falas e experiências relatadas. Flávio, que também é ator, encenou cenas de teatro para ilustrar a conscientização sobre o tema. Um show de música para refletir o tema encerrou o evento.