Em duas assembleias do Urbano de Sorocaba nesta quarta-feira (13 / 11), sendo uma pela manhã e outra à noite, a categoria debateu junto com a Diretoria do Sindicato as melhorias das condições de trabalho em várias situações de destaque.
Falta de segurança no local de trabalho, critérios de promoções das funções de apoio, treinamento prático para a promoção a motorista, desvio de função, problema do café da manhã, reorganização das escalas e itinerários, capas de chuva e uniformes, estes e outros itens foram avaliados em manifestações de falas dos companheiros e companheiras presentes. Num desses itens, as assembleias votaram e aprovaram por maioria a decisão de trocar o fornecedor do café da manhã para a categoria.
A categoria reclamou da falta de EPIs, por exemplo capas de chuva, bota, uniforme da manutenção.
A segurança no ônibus apresenta defeitos, podendo causar acidentes e prejudicar os profissionais e os passageiros.
Na sua fala, o presidente do Sindicato, Paulinho do Transporte, acompanhado de vários outros membros da Diretoria, ouviu as falas dos trabalhadores e trabalhadoras. Ele orientou e deu os esclarecimentos necessários a cada situação. Também acrescentou que, em todos os casos de necessidade, a categoria comunique aos diretores de base os problemas e as pendências identificadas nos locais de trabalho e, depois, cobrem soluções.
Paulinho do Transporte parabenizou a participação da categoria e a disposição de falar e decidir em conjunto os problemas referentes às condições de trabalho. “A união é nossa força”, ele afirmou.