O coordenador da Subsede da CUT em Sorocaba, Antônio Sérgio Silvana de Moraes, o A. Sérgio, avaliou o resultado: “Houve uma boa participação dos movimentos populares, das centrais sindicais, dos partidos progressistas. O recado da luta contra os juros altos esta dado à população.”
Com o uso de carro de som e distribuição de panfletos aos populares e comerciantes, a passeata teve o objetivo de esclarecer a população sobre o quanto os juros altos prejudicam a economia brasileira.
A taxa de juros, a Selic, hoje em 13,75%, interfere no dia a dia encarecendo as parcelas do cartão de crédito, a taxa do cheque especial, a alimentação e todo e qualquer produto comprado.
O presidente do Banco Central Campos Neto, indicado pelo Governo Federal anterior, não está colaborando em baixar a taxa de juros. A batalha contra os juros altos reúne a CUT Nacional e Estaduais e as outras centrais sindicais, movimentos populares, partidos progressistas e setor empresarial.
A manifestação deste sábado faz parte de uma Jornada Nacional de Luta contra os juros altos e a Política Monetária do Banco Central, que ocorre em várias regiões do Brasil.
A Subsede da CUT Sorocaba protocolou no dia 30/06/2023 um Oficio Comunicando sobre o ato tanto na Prefeitura Municipal de Sorocaba, Urbes Trânsito e Transportes, solicitando organização no trânsito pelos Agentes de Trânsito (Amarelinhos) e no Batalhão da Policia Militar de Sorocaba solicitando Policiais Militares para manter a ordem e dar segurança aos manifestantes.
Estas são as centrais, movimentos populares e partidos do campo progressista que participaram do ato: CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Frente Brasil Popular, PT e PSOL.
A passeata saiu da Praça Frei Baraúna e percorreu os seguintes locais: rua Cesário Mota, praça Carlos de Campos, ruas São Bento, 15 de Novembro, praça Dr. Arthur Fjardo, rua Souza Pereira, e encerrou o trajeto no Largo do Rosário.